As relações entre o cidadão e o sistema de saúde se reconfiguram no momento atual, em que se vive um contexto totalmente atípico. Ao longo da pandemia da Covid-19, observam-se inúmeras mudanças de expectativas, hábitos, focos e prioridades de ambas partes, realidade que poderá perdurar no pós-pandemia.

Para abordar o novo relacionamento entre os cidadãos e os sistemas de saúde, ações e inovações introduzidas no Brasil e em outros países até o momento, o FGVsaúde – Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) realiza webinar na quinta-feira (18), às 13h.

Palestrantes da Europa e do Brasil falarão de suas realidades locais, das ações governamentais e da sociedade, analisadas sob a ótica de profissionais, pacientes e comunidades. O intuito será identificar mudanças concretas nesse relacionamento, prioridades, parcerias, o que veio para ficar e como será o pós-pandemia e a convivência com a Covid-19.

O webinar faz parte da programação do QualiHosp, evento promovido há 20 anos pelo FGVsaúde com o objetivo de contribuir para o debate, intercâmbio de experiências e divulgação da produção técnica e científica sobre temas variados ligados aos serviços e sistemas de saúde.

Confira o vídeo na íntegra:

 

Conheça os palestrantes:

Pedro Oliveira (Copenhagen Business School, Universidade Nova de Lisboa e Patient Innovation) apresentará o que pacientes inovadores têm feito no contexto da pandemia, compartilhará a experiência portuguesa do Patient Innovation, bem como suas reflexões e aprendizagens nesse período entre Portugal e Dinamarca, enriquecendo a discussão a partir da vivência europeia.

Gustavo San Martin (Amigos Múltiplos pela Esclerose e Crônicos do Dia a Dia) trará o olhar dos pacientes com ênfase nas necessidades dos pacientes não Covid-19, a quem eles recorreram nesse período e o impacto da pandemia no atendimento dos pacientes crônicos.

Edgard Barki (FGV EAESP, coordenador do FGVcenn – Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios) trará um olhar da pandemia a partir das comunidades das periferias, as políticas públicas disponíveis e suas lacunas, as dificuldades e desafios que persistem e o que os separam do centro das grandes cidades.

Ana Maria Malik (FGV EAESP, coordenadora do FGVsaúde)

Laura Schiesari (FGV EAESP, FGVsaúde), moderação

Termos de uso

Todos os releases sobre as pesquisas nacionais já publicados na área aberta da Bori (e que, portanto, não estão sob embargo) podem ser reproduzidos na íntegra pela imprensa, desde que não sofram alterações de conteúdo e que a fonte Agência Bori seja mencionada.

Veja como citar a BORI quando for publicar este artigo:

Fonte: Agência Bori

Ao usar as informações da Bori você concorda com nossos termos de uso.

Publicado na Bori em 17/6/2020, 12:56 – Atualizado em 19/6/2020, 10:18