Foto: DIVULGAÇÃO

Na quarta-feira (6/5), às 15h, aconteceu o webinar “Cooperação e Organizações Internacionais no combate à COVID-19 no Brasil”. O fio condutor da exposição discutiu os desafios da cooperação e atores internacionais para impactar no combate à pandemia no Brasil, com enfoque na área de saúde pública. O webinar faz parte da série de encontros que o curso de Administração Pública da FGV EAESP está organizando para promover o debate sobre políticas públicas no contexto da pandemia do corona vírus, em parceria com a Agência Bori. Assista a seguir:

Webinar ‘Cooperação e Organizações Internacionais no combate à COVID-19 no Brasil’ com FGV EAESP

 

Quem participa:

Ana Maria Malik

Possui graduação em Faculdade de Medicina SP pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – SP (1983) e doutorado em Medicina (Medicina Preventiva) pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente é parecerista ad hoc – Revista Ciência e Saúde Coletiva, parecerista ad hoc – Revista de Economia Política, membro de conselho editorial – Revista Einstein, parecerista ad hoc – Revista de Saúde Pública, parecerista ad hoc – Revista Saúde em Debate, membro do conselho de gestão delegada – Serviço Social da Construção Civil, 4 horas trimestrais – Serviço Social da Construção Civil, professora convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, membro do conselho da Alass – Associação Latina Para Análise dos Sistemas de Saúde, professora titular da Fundação Getulio Vargas – SP, coordenadora do GVsaude da Fundação Getulio Vargas – SP e diretora adjunta do Proahsa da Fundação Getulio Vargas – SP. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Administração em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão em saúde, gestão e administração em saúde, administração em saúde, planejamento em saúde e gestão de segurança. Participa do conselho do GENiE group (Global Educators Network for HealthCare Innovation Education) e pez part do Advisory Panel on Value Based Healthcare e do The Financing Future Innovation of Medicines- Economist Intelligence Unit (EIU) Visiting Scientis na Harvard School of Public Health – Health System Group, Global Health and Population 2018/19.

Adriano Massuda

Adriano Massuda é médico formado pela UFPR, com residências em Medicina Preventiva e Social e em Administração em Saúde pela UNICAMP. Fez mestrado e doutorado em Saúde Coletiva na área de Política, Planejamento e Gestão em Saúde na UNICAMP. É professor da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e membro do FGV-Saúde. É pesquisador-visitante no Departamento de Saúde Global e Populações da Harvard T.H. Chan School of Public Health e professor UFPR (atualmente licenciado). Trabalhou em diferentes posições do Sistema de Saúde. Foi médico em Unidade Básica de Saúde em Campinas e no Hospital de Clínicas da UNICAMP. Na cidade de Curitiba, foi secretário municipal de saúde (2013 – 2015) e no Ministério da Saúde foi secretário-executivo substituto (2011 – 2012) e secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (2015). Internacionalmente, foi consultor da Organização Pan-americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde (2016 – 2019). Sua produção acadêmica tem aparecido em artigos em revistas e periódicos nacionais e internacionais de destaque, como The Lancet, BMJ Global Health, Health Promotion, Revista Pan-americana de Saúde, dentre outros. Suas principais linhas de pesquisa incluem: planejamento e gestão em sistemas de saúde, inovações em sistemas de saúde e avaliação de políticas de saúde.

Guilherme Stolle Paixão e Casarões

Doutor e mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo, mestre em Relações Internacionais pela Universidade de Campinas (Programa San Tiago Dantas), especialista em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais e graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. É Vice-Coordenador da Graduação em Administração Pública da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP) e Professor da FGV nas áreas de Administração Pública, Ciência Política e Relações Internacionais. Foi visiting fellow da Tel Aviv University (2011) e da Brandeis University (2015). Possui pesquisas e artigos publicados nas áreas de Política Externa Brasileira, Relações Brasil-Oriente Médio e Teoria das Relações Internacionais. Entre suas publicações mais relevantes estão “O lugar de Israel e da Palestina na política externa brasileira” (História, 2014), “Itamaraty’s Mission” (Cairo Review of Global Affairs, 2014), “Itamaraty on the Move” (Bulletin of Latin American Research, 2013), “Brazil, East Asia, and the Shaping of World Politics” (Perceptions, 2013) e “O Papel do Itamaraty na Política Externa do Governo Collor de Mello” (Revista Brasileira de Política Internacional, 2012).

André Cavaller Guzzi

Doutor em Ciência Política pela Graduate Center, City University of New York, com concentração nas áreas de Relações Internacionais e Política Comparada. É mestre pela mesma universidade e pelo programa interinstitucional San Tiago Dantas, UNESP-UNICAMP-PUC. Tem experiências como professor em várias universidades de Nova York, incluindo Brooklyn College e Columbia University. Já trabalhou no centro de pesquisa Center for International Politics, em Washington D.C., e realizou estudo de campo em Angola e Moçambique. Suas áreas de pesquisa focam em statebuilding e desenvolvimento de países pós-conflito. Outras áreas de conhecimento incluem economia política internacional, organizações internacionais para desenvolvimento e política social global.

Laura Trajber Waisbich 

Doutoranda, Cambridge Trust Scholar, cientista político e analista de relações internacionais, examina a política de responsabilidade no Desenvolvimento Internacional, analisando como a responsabilidade está sendo concebida, negociada e operacionalizada em países envolvidos na Cooperação Sul-Sul. Mais de sete anos de experiência em pesquisa e política na área de relações internacionais e desenvolvimento internacional, tendo trabalhado para grupos de reflexão e organizações não-governamentais internacionais com sede no Brasil, Bélgica e Estados Unidos. Como pesquisadora, desenvolveu projetos transnacionais de pesquisa comparativa nos países do Sul Global, particularmente nas chamadas potências emergentes.

 

 

Termos de uso

Todos os releases sobre as pesquisas nacionais já publicados na área aberta da Bori (e que, portanto, não estão sob embargo) podem ser reproduzidos na íntegra pela imprensa, desde que não sofram alterações de conteúdo e que a fonte Agência Bori seja mencionada.

Veja como citar a BORI quando for publicar este artigo:

Fonte: Agência Bori

Ao usar as informações da Bori você concorda com nossos termos de uso.

Publicado na Bori em 5/5/2020, 1:00 – Atualizado em 13/5/2020, 19:04