Livro conta história da pandemia de Covid-19 a partir de textos de divulgação científica

Com o objetivo de registrar a história da disseminação da Covid-19 no Brasil, pesquisadores da Rede de Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) lançam na quarta (15) o e-book gratuito “Linha de Fundo: um giro de divulgação científica sobre a COVID-19”, com textos de divulgação científica escritos de março de 2020 a abril de 2021.

A coletânea reúne 39 textos sobre temas importantes no início da pandemia, como o que é o Coronavírus e como prevenir e diagnosticar a Covid-19, até temas que se tornaram relevantes com o desenrolar da crise sanitária, como o combate à desinformação e aspectos relacionados à produção e distribuição de vacinas. Escritos por biólogos, físicos, sociólogos, jornalistas, historiadores, geneticistas, economistas, entre outros, os textos fazem parte do Especial COVID-19, mantido pelos Blogs de Ciência da Unicamp, e foram atualizados para acompanhar a evolução da pandemia.

“Tais materiais abordavam as incertezas de uma doença sobre a qual ainda se tinha pouco conhecimento e foram crescendo em quantidade conforme os leitores apresentavam suas dúvidas nos comentários e redes sociais” comenta Erica Mariosa Moreira Carneiro, coordenadora de comunicação do Blogs de Ciência da Unicamp e organizadora do e-book. “Ao longo de 19 meses, foram 280 textos produzidos em todas as áreas de conhecimento, 118 autores, mais de 1,5 milhão de visualizações e quase 800 comentários”.

Cada texto traz consigo um retrato do momento em que a pandemia se encontrava, com dados como a semana epidemiológica e média móvel de casos, bem como o número total de óbitos e de mortes registradas naquele dia, e um retrato atual com comentários do editor que atualiza o conteúdo a partir de dados e consensos científicos.

“Durante os meses de pandemia vimos uma avalanche de informações sobre um único vírus e uma única doença como nunca antes. Em poucas semanas e meses, pesquisas foram desbancadas, artigos refutados e novos conhecimentos apareceram em diversos pontos do mundo. Com isso, vimos a necessidade de criar pequenas notas ao longo dos textos, comentando sobre informações antigas e trazendo o consenso científico atual sobre algumas questões”, comenta Maurílio Bonora Junior, imunologista e organizador do e-book.

Além do arquivo em PDF para download, o e-book poderá ser acessado pelo site “Linha de Fundo”, onde está disponível uma linha do tempo com o contexto epidemiológico brasileiro no momento em que os textos selecionados foram escritos. As artes desenvolvidas para o projeto têm como principal objetivo promover a acessibilidade e a didática ao conteúdo produzido pelos cientistas, e foram projetadas pela bióloga, ilustradora e coordenadora de arte do Blogs de Ciência da Unicamp, Carolina Frandsen Costa.

“Pensamos na leitura deste livro de duas formas igualmente lineares: A primeira a partir de temáticas que foram se organizando e iniciam no primeiro capítulo e se findam no último. A segunda, seguindo a linha do tempo e entendendo de que forma os textos foram sendo pensados conforme a doença avançava. Para isso, a linha do tempo vai apresentando os capítulos um a um, de acordo com a semana epidemiológica da doença, no Brasil”, comenta Ana Arnt, coordenadora responsável do Blogs de Ciência da Unicamp e organizadora do e-book.

 

 

 

Publicado por

Agência Bori

A Bori conecta o conhecimento produzido por cientistas brasileiros à imprensa de todo o país, disponibilizando estudos inéditos acompanhados de textos explicativos e do contato de um porta-voz do trabalho a jornalistas cadastrados

Sair da versão mobile