O que é a Bori?
A Agência Bori é um serviço único que apoia a cobertura da imprensa de todo o país à luz de evidências científicas.
Qual é a nossa missão?
A Agência Bori tem a missão de promover uma mudança na cultura científica do país, aproximando a ciência da população por meio do jornalismo. Fazemos isso porque entendemos que as melhores decisões individuais e coletivas são tomadas a partir de informação qualificada e de evidências científicas.
Hoje, o Brasil está entre os 15 maiores produtores de ciência no mundo com estudos de excelência em diversas áreas, mas poucos chegam até a sociedade. A Bori quer transformar esse cenário, apoiando de diferentes maneiras o trabalho de jornalistas na cobertura de temas com base em ciência.
Quais são nossos serviços?
– Pesquisas inéditas e explicadas a jornalistas cadastrados.
– Contatos de cientistas de todo o país preparados para atender a imprensa.
– Treinamentos e cursos para jornalistas em áreas específicas de cobertura.
Como fazemos?
Fazemos a curadoria de estudos em vias de publicação diretamente em bases de periódicos acadêmicos parceiros e recebidas por instituições de pesquisa e cientistas, a partir de critérios jornalísticos, de diversidade de gênero e temas, entre outros.
Etapas do trabalho da Bori


Nossos números em 2022
jornalistas de todo o país
cientistas no banco de fontes
pesquisas antecipadas
revistas científicas
análises escritas por cientistas
instituições de pesquisa
cursos, workshops e webinários
Áreas mais divulgadas
- Ciências da Saúde
- Ciências Sociais e Aplicadas
- Ciências Biológicas
Em todas as regiões do país, ao menos metade das instituições* tiveram estudo disseminado pela Bori

*instituições: universidades públicas e privadas, instituições de pesquisa, governo e ONGs
O que publicamos?
Antecipamos à imprensa estudos inéditos em formato de artigo científico, relatório de pesquisa, livro ou capítulo de livro. Também antecipamos livros de divulgação científica de editoras universitárias parceiras. Saiba como divulgar.
A Bori é uma assessoria de imprensa?
Não. A Bori é um hub para jornalistas de todo o país que buscam estudos inéditos e material de apoio para suas reportagens. Muitas assessorias de imprensa de grupos de pesquisa, departamentos ou universidades, inclusive, trabalham com a gente para ampliar a divulgação de pesquisas e de fontes de suas respectivas instituições.
É só para jornalistas de ciência?
Não. Antecipamos à imprensa pesquisas de todas as áreas do conhecimento, que passam por editorias como cidades, economia, ambiente, política, educação e até esportes. Para se cadastrar, basta ser jornalista atuante (contratado ou freelancer). Ah, editores e assessores de imprensa também podem se cadastrar!
O que a Bori não faz?
Não divulgamos estudos que já tenham sido publicados. Também não disseminamos trabalhos científicos de pesquisadores que não concordem em divulgar seus contatos pessoais (e-mail e telefone celular) na área de acesso restrito a jornalistas cadastrados. O foco é, sempre, antecipar à imprensa estudos inéditos e facilitar a cobertura de temas científicos pelos jornalistas. Como a nossa ideia é disseminar ciência para todas as regiões do Brasil, não trabalhamos com materiais exclusivos.
Como nos mantemos?
Recebemos apoio financeiro de instituições que atuam em pesquisa e que apoiam a disseminação de ciência e o jornalismo. Lembramos que a Bori não tem fins lucrativos, então tudo que é arrecadado é investido no próprio projeto. Confira quem são nossos parceiros e apoiadores.
Quer apoiar ou ser parceiro da Bori?
Entre em contato pelo e-mail bori@abori.com.br

Por que Bori?
O nome da agência é uma homenagem à pesquisadora Carolina Bori, primeira mulher a presidir a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), de 1987 a 1989. Ela é considerada uma cientista-chave para a consolidação da ciência brasileira especialmente nas décadas de 1960 a 1980. A nossa Bori também quer consolidar, ainda mais, a ciência nacional por meio da disseminação massiva das pesquisas de excelência do país na imprensa nacional.