Quem somos

Você está aqui:

A Agência Bori é um serviço único no Brasil que apoia a cobertura da imprensa de todo o país à luz de evidências científicas. Jornalistas encontram na Bori pesquisas inéditas de instituições brasileiras explicadas de diversas áreas como saúde, ambiente e economia acompanhadas do contato do/a porta-voz, além de  treinamentos em coberturas específicas e telefone celular de cientistas de diversas regiões do Brasil preparados para atender a imprensa.

Fundada em 2020, a Bori tem a diversidade no seu core e une competência de quem entende de jornalismo e ciência. Nossa equipe tem formação em pesquisa acadêmica e, por isso, sabe escolher as informações científicas de qualidade mais relevantes para comunicar à imprensa.

Quase 3 mil jornalistas de veículos de todas as regiões do país acessam diariamente a Bori em busca de pautas — em média, uma pesquisa a cada dois dias é antecipada à imprensa pela agência. Em 2022, nosso conteúdo teve mais de 1.600 reproduções imediatas em veículos como Folha de S. Paulo, Agência Brasil, G1, UOL, Jornal O Globo, Revista Galileu, Portal Amazônia (AM), O Povo (CE), Diário de Pernambuco (PE), GZH (RS) e muitos outros.

A Bori foi finalista de seis premiações, incluindo Falling Walls 2020, Prêmio Einstein dos +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-estar de 2021 e 2022 e Empreendedor Social da Folha de S. Paulo, de 2020. Em 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a Bori como iniciativa inovadora no apoio à cobertura de Covid-19, com destaque para o programa de mentoria jornalística InfoVacina.

Nosso trabalho só é possível graças ao apoio dos institutos Ibirapitanga (IBI), Serrapilheira, Clima e Sociedade (iCS), Sabin Vaccine Institute e de instituições como Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP) e Google.

Missão

Aproximar a ciência da sociedade por meio da imprensa

Visão

Ampliar de maneira significativa a presença da ciência brasileira nas tomadas de decisão individuais e públicas

Valores

  • Promoção do direito à informação e qualificação do debate público baseado em evidências científicas
  • Democratização do acesso à informação científica por veículos de todas as regiões do país
  • Fortalecimento da mídia e de jornalistas independentes, com estímulo à circulação de informação nos desertos de notícia
  • Diversidade racial, regional e de igualdade de gênero, disseminando ciência diversa de instituições de norte a sul do país
  • Construção de um ambiente colaborativo e saudável entre a comunidade científica e a imprensa
  • Valorização e promoção da visibilidade da ciência e do trabalho do cientista brasileiro
  • Combate à desinformação por meio de disseminação de evidências no debate público

Por que Bori?

O nome da agência é uma homenagem à pesquisadora Carolina Bori, primeira mulher a presidir a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), de 1987 a 1989. Ela é considerada uma cientista-chave para a consolidação da ciência brasileira especialmente nas décadas de 1960 a 1980. A nossa Bori também quer consolidar, ainda mais, a ciência nacional por meio da disseminação massiva das pesquisas de excelência do país na imprensa nacional.

Equipe da Bori

Sabine Righetti

cofundadora e diretora

Jornalista de ciência e pesquisadora do Labjor-Unicamp em comunicação científica. PhD em política científica pela Unicamp, com passagem por Stanford e Universidade de Michigan, recebeu quase dez prêmios em jornalismo — incluindo o José Reis (2023). É fã da ciência brasileira de excelência!

Ana Paula Morales

cofundadora e diretora

Pesquisadora e jornalista de ciência. Biomédica com mestrado em farmacologia pela Unifesp, especialização em jornalismo científico e doutoranda em política científica pela Unicamp. Trocou a bancada pela comunicação porque acha que a ciência deve chegar a todos!

Natália Flores

conteúdo

Jornalista de ciência e pesquisadora de comunicação. Doutora pela UFPE, com passagem pela Université Sorbonne Paris IV, UFSM, UFPel e Unicamp. Na Bori, também coordena o projeto InfoVacina e Coletivas Bori. Acredita na ciência e no jornalismo para transformar realidades.

Raquel Ribeiro

engajamento e diversidade

Atua na interface da Agência Bori com jornalistas e com cientistas de todo o país, com objetivo de ampliar e de engajar essas duas comunidades. É grande defensora da ciência e apaixonada por jornalismo.

Débora Gallas

projetos especiais

Jornalista e doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS. Atua na interface entre as áreas de jornalismo, meio ambiente e educação. Tem experiência na assessoria de comunicação de projetos sobre biodiversidade. Defende o diálogo entre as mais diversas áreas da ciência.

Estêvão Gamba

dados

Cientista de dados, PhD em Ciências pela Unifesp. Pesquisador com experiência em políticas científicas, cientometria, avaliação de produção científica e impacto social, elaboração de indicadores e de rankings de instituições de ensino e pesquisa, comunicação científica e ciência aberta.

Estúdio Teca

design e mkt institucional

Agência de conteúdo parceira da Bori na área de tecnologia, design e experiência do usuário. Responsável também por ações de marketing institucional.

Verus Consulting

consultoria financeira, processos e BPO

Parceira na Bori em contas a pagar e receber, estratégia e crescimento financeiro.

Conselho consultivo (2021-2024)

Carlos Henrique de Brito Cruz
Elsevier

Fernando Lopes Alberto
Grupo Fleury

Juliana Macedo
designer de serviços

Juliana Oliveira
Oliver Press

Marcelo Knobel
Unicamp

Marcelo Leite
Folha de S.Paulo

Mayra Castro
empreendedora

Mercedes Bustamante
UnB/Coalizão Ciência e Sociedade

Natália Pasternak (2021-2023)
Instituto Questão de Ciência

Ronaldo Mota
Digital Pages/IPD