9 de agosto de 2021 Foto: Melissa Bradley / Unsplash

Por David King

O relatório do IPCC de hoje é uma avaliação clara e inabalável da catástrofe que enfrentamos sem ação imediata, e aplaudo os cientistas envolvidos em seu trabalho vital.

Devido às ações humanas, as mudanças climáticas já impactaram o ecossistema do nosso planeta, tanto que os pontos de inflexão estão sendo alcançados, e mudanças irreversíveis, iniciadas. Isso inclui o aumento do nível do mar não só nas próximas décadas, mas por centenas de anos.

O relatório serve como um lembrete gritante e urgente para os governos e formuladores de políticas públicas de que não há absolutamente nenhum espaço para manobras.

Embora a redução das emissões seja fundamental para nossa sobrevivência, também devemos começar rapidamente a reparação do clima. Isso requer remover gases de efeito estufa da atmosfera em escala e ganhar tempo com pesquisas sobre maneiras de proteger as calotas polares. Um objetivo fundamental é proteger o Círculo Ártico enquanto reduzimos as emissões e o devolvemos a um estado onde o Mar Ártico está novamente coberto de gelo durante o Verão Ártico.

Precisamos combinar esforços em escala global agora, assim como o mundo se uniu para enfrentar a Covid-19. Devemos agir globalmente para implementar métodos e tecnologias seguras para reparar sistemas climáticos danificados enquanto reduzimos urgentemente as emissões de carbono. Se não agirmos agora com determinação e velocidade, o preço que será pago pela humanidade e pelos nossos biossistemas é muito íngreme para considerar. Destruímos sistematicamente o ecossistema do nosso planeta e, com ele, nosso futuro: para nos salvar, devemos, agora, reparar os danos.

 

Sobre o CCAG

O Climate Crisis Advisory Group (em português, Grupo Consultivo de Crise Climática) é um grupo independente de 14 especialistas em mudanças climáticas de 10 nações de todos os continentes. Ele inclui experts em ciência climática, emissão de carbono, energia, meio ambiente e fontes naturais. O grupo quer se tornar referência nas tomadas de decisão dos diferentes países com relação à crise climática. Seus relatórios mensais estão sendo antecipados pela Bori desde junho de 2021.

Termos de uso

Todos os artigos de opinião já publicados na área aberta da Bori (e que, portanto, não estão sob embargo) podem ser reproduzidos na íntegra pela imprensa, desde que não sofram alterações de conteúdo e que os nomes e instituições dos autores sejam mencionados.

Ao usar as informações da Bori você concorda com nossos termos de uso.

Publicado na Bori em 9/8/2021, 11:22 – Atualizado em 9/8/2021, 12:12