Mais de 40 pesquisadores de todo o Brasil participaram do workshop “Como divulgar e aumentar o impacto do seu trabalho”, nesta quarta (13), organizado pela Bori e pela Rede Ressoa Oceano. Desde junho, Bori e Ressoa trabalham em parceria na divulgação de estudos inéditos da área de oceano.
O principal objetivo do encontro foi sensibilizar os participantes para a importância da comunicação da ciência à sociedade. Na ocasião, a Coordenadora de Projetos da Bori Débora Gallas explicou como avaliar o potencial jornalístico de um estudo científico e como divulgar uma pesquisa inédita à imprensa de forma mais efetiva.
O workshop, virtual e gratuito, teve mais de 90 inscrições e contou com a presença de pesquisadores de instituições como a Universidade de São Paulo (USP) e as universidades federais do Pará (UFPA), de Santa Catarina (UFSC) e do Rio Grande do Norte (UFRN). A intenção, agora, é que esses cientistas possam se conectar de forma mais direta com a Bori e enviar estudos inéditos para a curadoria de conteúdo da agência.
A ideia é que Oceanos seja uma das novas áreas temáticas da Bori, ao lado de Desinformação e de Educação. Hoje, a Bori conta com três áreas temáticas — Covid-19, Sistemas alimentares e Amazônia — nas quais dissemina pelo menos duas pesquisas por mês a jornalistas, conta com um banco de fontes de cientistas brasileiros preparados para atender a imprensa na área temática e realiza treinamentos periódicos de cientistas e de jornalistas.