Foto: Acervo SBPC
Carolina Bori discursa na abertura da 38ª Reunião Anual da SBPC, Curitiba/PR, 1986.
Carolina Bori discursa na abertura da 38ª Reunião Anual da SBPC, Curitiba/PR, 1986. Acervo SBPC.
Publicado na Bori em 12/12/2023, 10:53 – Atualizado em 13/12/2023, 14:44

Você já pensou por que a Agência Bori tem esse nome? Essa foi a forma que encontramos para homenagear uma pesquisadora brasileira que teve grande relevância no cenário da ciência nacional. Psicóloga, professora da USP e primeira presidente mulher da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), Carolina Martuscelli Bori (1924-2004) faria 100 anos em 4 de janeiro de 2024.

Em homenagem ao seu centenário, a SBPC lançou o Memorial Carolina Bori, site que reúne sua biografia, fotografias e depoimentos de pessoas que a conheceram. O portal traz também sua árvore genealógica acadêmica – um gráfico com a linha do tempo de pesquisadores que foram formados por ela.

Reconhecimento e diversidade

Por causa da sua importância para a ciência e a política científica do país e seu pioneirismo como mulher ocupando cargos de relevância na área, a pesquisadora dá nome a plataformas e prêmios nacionais. Aqui listamos alguns deles.

O que é a plataforma Carolina Bori?

Lançada em 2017, a Plataforma Carolina Bori é o sistema oficial do MEC para revalidação e reconhecimento nacional de diplomas de nível superior (graduação, mestrado e doutorado) obtidos em instituições estrangeiras.

Premiação de mulheres na ciência

O Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher foi criado em 2019 pela SBPC para homenagear mulheres cientistas, tanto pesquisadoras já renomadas quanto jovens profissionais promissoras em áreas da ciência. As vencedoras da quinta edição do prêmio serão laureadas em fevereiro de 2024 (as inscrições já estão encerradas).

Por aqui, seguimos trabalhando para dar visibilidade à ciência nacional, sempre colocando a diversidade como eixo central. Além da homenagem em nosso nome, metade das pesquisas divulgadas pela Bori têm pesquisadoras mulheres como porta-vozes. Diversidade de raça e regional entre os autores também são levadas em conta no nosso processo de curadoria de estudos que antecipamos à imprensa nacional. Vamos nessa, por uma ciência mais diversa?