Publicado na Bori em 13/10/2022, 9:41 – Atualizado em 13/10/2022, 10:10

Encerrada em outubro, a série “Coletivas Bori & Nexo Políticas Públicas sobre Sistemas Alimentares” incentivou a cobertura de temas como ultraprocessados, agrotóxicos, políticas de segurança alimentar e o mapa da fome. Os encontros, que ocorreram desde maio, tiveram participação de jornalistas de todas as regiões do país, de veículos como a revista Pesquisa Fapesp, Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Valor Econômico, Marco Zero Conteúdo (PE), jornal O Povo (CE), O Vocativo (AM), Repórter Brasil e O Eco.

Uma média de 12 jornalistas esteve presente em cada encontro virtual. Ao todo, tivemos participantes do sudeste (47%), sul (21,6%), nordeste (17,1%), norte (11.8%) e centro-oeste (2%) – vinculados a veículos de comunicação, associações de agroecologia e, também, freelancers.

Além de trazer dados e conhecimento atualizados sobre os temas, os especialistas Patrícia Jaime (USP), Sandra Chaves (UFBA), Islândia Bezerra (UFAL) e Renato Zanella (UFSM) também ajudaram os jornalistas a refletirem sobre o papel da imprensa na cobertura de assuntos como políticas alimentares. “O papel da imprensa e das coletivas na promoção de sistemas alimentares mais justos é fundamental”, comenta Islândia Bezerra (UFAL), que falou aos jornalistas sobre políticas públicas voltadas à segurança alimentar no encontro de agosto. “Comunicar à sociedade sobre as possibilidades reais de transformar os ambientes alimentares em ambientes que promovam a saúde das pessoas e do seu entorno só é possível mediante o compromisso coletivo desse setor”.

Pesquisa feita com os participantes após as coletivas mostra que os encontros com especialistas serviram tanto para apresentar dados novos a jornalistas já experientes na cobertura da alimentação, quanto para introduzir o assunto e fontes a jornalistas novatos na área. Alguns jornalistas relataram que as coletivas ajudaram a ampliar seu olhar sobre a questão alimentar e nutricional, oferecendo novas perspectivas de perguntas e pautas.

A série “Coletivas Bori & Nexo Políticas Públicas sobre sistemas alimentares” foi a primeira feita em parceria com um veículo de comunicação, com apoio do Instituto Ibirapitanga, e inaugura o formato “Coletivas Bori”. O formato tem o objetivo de sensibilizar jornalistas para temas específicos, colocando-os em contato com especialistas e evidências científicas sobre o tema, em sessões de 1h30.

Empresas e entidades interessadas em promover ou patrocinar sensibilizações para jornalistas podem entrar em contato com bori@abori.com.br.