Bori apresenta seu trabalho para vice-presidente executivo da Microsoft

Recentemente tivemos a oportunidade de apresentar o trabalho da Agência Bori para Jean-Philippe Courtois, vice-presidente Executivo e Presidente de Vendas, Marketing e Operações Globais da Microsoft. Na conversa, Ana Paula Morales, diretora e co-fundadora da Bori, e Carlos Covas Costa, voluntário da Microsoft que tem trabalhado conosco, falaram sobre o projeto do sistema que desenhamos…

Bori se une ao Instituto Mancala para capacitar cientistas negros(as) e indígenas em comunicação com a imprensa

A Agência Bori atuará junto ao Instituto Mancala na capacitação de cientistas negros e indígenas, na segunda edição do projeto Mukengi (lê-se: muquêngui). A ideia é que a Bori assuma um módulo de treinamento de mídia do programa de aperfeiçoamento, que visa capacitar pesquisadores a realizar estudos direcionados a soluções de problemas ligados à fome…

Agência Bori é destaque em capítulo de livro sobre divulgação científica do ABEC Meeting Live 2021

Por Fernanda Andrade* Cada vez mais, a ciência enxerga a divulgação científica como uma aliada na produção científica – e a Bori participa ativamente desse processo. É o que mostra o capítulo “Divulgação da Ciência”, da mais nova edição do e-book “Desafios e perspectivas da editoria científica – memórias críticas do ABEC Meeting Live 2021”.…

Bori agrega novos cientistas para falar com imprensa sobre crise dos yanomami no banco de fontes de Amazônia

Por Raquel Ribeiro* A crise humanitária dos yanomami virou assunto principal das manchetes, nas últimas semanas, descortinando um cenário de horror e descaso. Nos primeiros dias desta cobertura, notamos que a maioria das fontes escutadas por jornalistas eram fontes oficiais, sendo que pouco espaço era dedicado a especialistas e cientistas – que poderiam trazer respostas…

typing-on-mac

Pesquisadoras explicam modelo de texto da Bori em paper da Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

Por Fernanda Andrade* Chamar a atenção do jornalista para a cobertura de pautas científicas é um desafio para assessores de imprensa de universidades e instituições de pesquisa. Para facilitar esse processo, a Agência Bori explica seu modelo de texto inédito criado para divulgar e explicar estudos científicos à imprensa cadastrada, em artigo científico recente publicado…

Na Bori, artigos de periódicos SciELO têm mais repercussão da mídia e análises de cientistas são preferidas pelo público geral

Por Fernanda Andrade* Desde fevereiro de 2020, com o surgimento da Bori, centenas de estudos e de reflexões de pesquisadores brasileiros publicados em artigos científicos, artigos de opinião, relatórios e livros foram antecipados e explicados à imprensa cadastrada para mais de 2.500 jornalistas. E quem não é jornalista não ficou de fora do processo: depois…

Retrospectiva: apps de crianças e diabetes em indígenas estão entre os estudos da Bori com mais menções na imprensa

Por Natália Flores* e Fernanda Quaglio De Andrade** Fazem parte da lista dos mais repercutidos pela imprensa brasileira estudos de pesquisadores da FGV-EAESP, PSI e Lagom Data, UFPA, Unicamp e INMA    A ciência brasileira tem potencial para diagnosticar e mostrar caminhos para o enfrentamento de problemas que afetam a vida da nossa população. Com…